Órgãos estaduais conhecem logística reversa do Sistema Campo Limpo em Taubaté
Visita técnica reuniu 14 representantes de 12 estados para acompanhar de perto o funcionamento da Central de Recebimento de Taubaté e da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos

A Central de Recebimento em Taubaté (SP) e a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, recicladora parceira do Sistema Campo Limpo, abriram suas portas no dia 23 de setembro para receber uma comitiva de representantes de órgãos estaduais de agricultura e meio ambiente. A visita técnica teve como objetivo apresentar o novo momento do Sistema e demonstrar, na prática, como funciona a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas e a economia circular gerada a partir desse processo.
Lideranças do Sistema Campo Limpo
O grupo foi recebido por Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, acompanhado de Renata Nishio, gerente de Assuntos Institucionais do inpEV, além dos coordenadores regionais institucionais do inpEV, Jair Furlan, Ana Telma Maia, Gelson Lang e Hamilton Flandoli. Pela recicladora, participou também Rogério Fernandes, diretor da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos.

Representatividade nacional
A visita contou com a presença de 14 representantes de órgãos estaduais, que desempenham papel fundamental na defesa agropecuária e ambiental em seus estados:
- Janair Barreto Viana – Pará (Superintendência de Agricultura e Pecuária)
- Filomena Antônia de Carvalho Matos – Maranhão (AGED/MA)
- Regiane Tiemi Teruya Yogui – São Paulo (CETESB)
- Rui Leão Mueller – Paraná (Instituto Água e Terra – IAT)
- Alexandre Mees – Santa Catarina (CIDASC)
- Rafael Friederich de Lima – Rio Grande do Sul (SEAPI)
- Carlos César Barbosa Lima – Tocantins (ADAPEC)
- Carlos Anderson Silveira Pedreira – Sergipe (ADEMA)
- Rita de Cássia Silva Braga – Bahia (INEMA)
- Thaís Caramori – Mato Grosso do Sul (IMASUL)
- Maria da Penha Oliveira Alencar – São Paulo (CETESB)
- Ricardo de Sousa Carneiro – Mato Grosso (SEMA-MT)
- Gianfranco Badin Aliti – Rio Grande do Sul (FEPAM)
- Joyce Rodrigues Lobo – Goiás (SEMAD)

Entendimento prático da logística reversa
Durante a programação, os participantes conheceram de perto o funcionamento da Central de Recebimento, acompanhando os processos de recebimento, classificação e destinação das embalagens devolvidas pelos agricultores. Em seguida, a comitiva foi recebida na Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, primeira recicladora criada pelo Sistema Campo Limpo.
No local, puderam observar a transformação das embalagens vazias em matéria-prima para novos produtos plásticos, fechando o ciclo da economia circular e reforçando a importância da responsabilidade compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.
“Foi uma visita muito importante para nós, órgãos de licenciamento e de fiscalização, no sentido de conhecer o processo da logística reversa desde o recebimento até o processamento das embalagens vazias, entendendo de forma pormenorizada de como isso funciona. Levamos ensinamentos importantes daqui para incluir no entendimento dos técnicos lá enquanto órgão ambiental.” comentou Carlos Anderson Silveira Pedreira, presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA), de Sergipe.
“Tivemos a oportunidade de aprender e vivenciar, na prática, o destino das embalagens que o agricultor devolve às unidades de recebimento em nossos estados. O Sistema Campo Limpo evoluiu de forma significativa e hoje transforma essas embalagens em novos produtos, como embalagens e tampas feitas com 100% de material reciclado. Isso representa ganhos tanto para o agricultor, que está cada vez mais consciente do seu papel, quanto para todo o processo de logística reversa.” celebrou Filomena Antônia de Carvalho Matos, Coordenadora de Inspeção Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA)

Espaço para diálogo e troca de experiências
O encontro também foi marcado por uma rica troca de informações, em que os representantes estaduais puderam esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento sobre a estrutura da logística reversa no Brasil. Ao longo da visita, foram discutidos o papel estratégico das centrais e postos de recebimento, a rastreabilidade do processo, desde o código de barras dos fardos das embalagens até a sua destinação final, além dos indicadores de desempenho e controle do Sistema e os impactos positivos ambientais e sociais promovidos pelo modelo.
“O Ministério da Agricultura, como órgão regulador e fiscalizador, entende a importância da logística reversa de embalagens de agrotóxicos. Este evento mostrou, na prática, como o Sistema Campo Limpo garante a destinação adequada dessas embalagens e comprovou a relevância e a efetividade do processo, que envolve toda a cadeia produtiva.” enfatizou Janair Barreto Viana, Divisão de Defesa Agropecuária-DDA-PA.
“Tivemos a oportunidade de realizar uma visita técnica às instalações de uma central de recebimento e à Campo Limpo Reciclagem, conhecendo de perto como as embalagens vazias de agrotóxicos se transformam em novas embalagens. Foi um momento importante para aprofundar o conhecimento sobre as operações e compreender melhor a circularidade dos materiais, em que embalagens usadas retornam ao ciclo produtivo.” comentou Regiane Tiemi Teruya Yogui, gerente da Divisão de Economia Verde e Logística Reversa da CETESB
Para o diretor-presidente do inpEV, Marcelo Okamura, a visita reforça a relevância da integração entre os elos do Sistema Campo Limpo: indústria fabricante, os órgãos estaduais e recicladora.
“Ao aproximarmos o poder público e mostrarmos na prática como funciona a logística reversa, fortalecemos a confiança e ampliamos a transparência. Esse diálogo é fundamental para garantir a continuidade e a evolução do Sistema, sempre com foco na sustentabilidade e em um destino melhor para as embalagens”, afirmou.

O encontro foi avaliado de forma muito positiva pelos participantes, reforçando a atuação conjunta dos órgãos estaduais no Sistema Campo Limpo e fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade no agronegócio.