Novo posto de recebimento é inaugurado em Acaraú (CE)
Solenidade de inauguração ocorreu no último dia 12 de fevereiro; local receberá embalagens vazias de defensivos agrícolas e amplia presença no estado

O Sistema Campo Limpo segue ampliando sua presença no território brasileiro e fortalecendo a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. No dia 12 de fevereiro, foi inaugurado o novo Posto de Acaraú (CE), resultado da parceria entre a Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (ACACE), o Sistema Campo Limpo e o Perímetro Irrigado Baixo Acaraú. Localizado no Lote Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, S/N, NH2 – Setor 2 – Canal CST – Zona Rural, o novo posto representa mais um avanço para a destinação ambientalmente adequada no estado do Ceará, fortalecendo a produção responsável e o cuidado com o meio ambiente.
O evento de inauguração reuniu diferentes entidades: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA/CE), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeituras Municipais de Acaraú, Marco e Cruz, além de produtores rurais, representantes da cadeia agrícola e parceiros locais.
Segundo Luiz de Melo, presidente da ACACE, com a nova unidade, os agricultores passam a contar com uma estrutura mais próxima e acessível, o que contribui para a adesão às boas práticas previstas no modelo de logística reversa do Sistema Campo Limpo. “A vinda de mais estrutura vai deixar com que todos os produtores rurais cumpram a obrigação legal da devolução, além da importância de estar perto de suas lavouras fazendo com que eles se sintam mais acomodados em deixar suas embalagens vazias de defensivos agrícolas nos dias e horários que lhes forem mais convenientes. Esse posto receberá as embalagens de várias cidades circunvizinhas do Triângulo do Marco. Apoiará toda região.”
De acordo com Ana Telma Maia Soares, coordenadora regional institucional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas (inpEV), a expansão da rede de unidades de recebimento é essencial para garantir capilaridade no Brasil. “A eficiência operacional e segurança ambiental, são pilares que fazem do Sistema Campo Limpo uma referência nacional e internacional em sustentabilidade no agronegócio. Trata-se de um compromisso coletivo dos elos da cadeia agrícola, formado por agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público, com a logística reversa e com o cuidado junto ao meio ambiente”.