Notícias

inpEV conquista selo Ouro no GHG Protocol e avança em governança climática

Reconhecimento atesta a qualidade técnica e a transparência do inventário de emissões de GEEs da entidade, validado por verificação independente.

O inpEV conquistou o selo Ouro no ciclo 2025 do Programa Brasileiro GHG Protocol, promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces). A certificação representa o mais alto nível de qualificação concedido pelo programa, reconhecendo que o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da entidade é completo, abrange todos os escopos aplicáveis e passou por verificação externa realizada por um organismo acreditado pelo Inmetro.

Esse avanço marca a consolidação de uma jornada iniciada com a conquista do selo Bronze em 2023, seguida pelo selo Prata em 2024. Agora, com o selo Ouro, o inpEV reafirma seu compromisso com a transparência, a gestão climática qualificada e o aprimoramento contínuo de seus processos. A evolução demonstra o alinhamento da organização às melhores práticas internacionais de sustentabilidade e governança ambiental e a eficiência da logística reversa no agronegócio.

“A obtenção do selo Ouro reforça nossa responsabilidade em relação à mensuração e à divulgação qualificada das emissões. Trata-se de uma evolução constante e que consolida com a obtenção do novo selo. É um passo fundamental, pois nos dá confiança, para garantir que as decisões e estratégias da organização estejam baseadas em dados confiáveis, auditáveis e alinhados às exigências de um futuro de baixo carbono”, afirma Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem como objetivo fomentar a cultura de elaboração e publicação de inventários corporativos de GEE no Brasil. A metodologia utilizada é referência internacional e adaptada ao contexto nacional pelo FGVces, promovendo a transparência e a padronização na divulgação de dados sobre emissões. A qualificação dos inventários é dividida em três níveis: Bronze (inventário parcial), Prata (completo) e Ouro (completo e verificado por terceira parte independente).

A conquista do selo Ouro reforça a credibilidade do inpEV diante de seus públicos de interesse e amplia a confiança nas práticas ambientais adotadas pela entidade. Em um cenário de crescente demanda por responsabilidade ambiental e rastreabilidade, essa conquista reforça a experiência de mais de 20 anos da entidade em uma gestão eficiente e responsável da logística reversa, que se reverte em valor para o agronegócio e para a sustentabilidade do país.