Formação de professores do PEA Campo Limpo 2025 engaja educadores em 16 estados brasileiros
Iniciativa de educação ambiental do Sistema Campo Limpo reúne mais de 870 professores e coordenadores pedagógicos em formações presenciais e online com foco em clima, sustentabilidade e cidadania
Em 2025, o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) mostrou que educar sobre sustentabilidade deve ser uma experiência envolvente, transformadora e cheia de propósito. Comemorando 16 anos de trajetória, o programa traz nesta edição o tema Mudanças Climáticas, abordado sob a ótica da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos. Ao longo das formações realizadas neste primeiro semestre, 877 educadores mergulharam em conteúdos sobre meio ambiente, clima e cidadania sempre com entusiasmo contagiante.

Foram três encontros presenciais marcantes, em Campo Grande (MS), Carazinho (RS) e Passo Fundo (RS), reunindo professores e coordenadores pedagógicos de diversas escolas, em sua maioria da rede pública. No total, mais de 100 municípios de 16 estados se conectaram ao propósito do programa, somando-se também aos que participaram da formação de professores online ao vivo, com especialistas e atividades interativas.

Em todas as modalidades, a participação foi calorosa. Os relatos de quem esteve presente revelam a força e o engajamento do encontro entre educação e sustentabilidade:
“Não conhecia o Programa e pensei que seria mais uma daquelas formações chatas […] mas me surpreendi com o PEA Campo Limpo! Fiquei encantada com a organização. Parabéns aos organizadores. Quero bis!”
— Educadora de Passo Fundo (RS)
“Excelente e esclarecedora a formação, meus alunos estão super empolgados nas atividades.”
— Professor de Carazinho (RS)
“Simplesmente perfeito. Tem que contar para todo mundo, para o mundo mudar.”
— Participante da formação virtual

O conteúdo apresentado, como o jogo “Amigos do Clima”, sequências didáticas e propostas práticas foi apontado como um verdadeiro aliado em sala de aula, alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Educadores destacaram a facilidade de aplicar os temas propostos, promovendo o engajamento dos estudantes em projetos significativos.
As formações também contaram com a condução da especialista Sheila Ceccon, pedagoga, mestre em educação e referência nacional em projetos de formação de professores com foco em sustentabilidade e cidadania, que trouxe dinâmicas participativas e reflexões potentes para os encontros. Um dos momentos mais marcantes foi a atividade voltada para o concurso de Desenho e Redação 2025 — “Repórter do Clima”, que tem como proposta estimular crianças a observarem e refletirem sobre as mudanças climáticas em suas comunidades. A dinâmica ajudou os educadores a se familiarizarem com a proposta do concurso e a planejarem sua aplicação em sala de aula. Os trabalhos dos alunos poderão participar da Etapa Local e, posteriormente, da Etapa Nacional, celebrada no mês de outubro fortalecendo o protagonismo infantojuvenil na construção de soluções para o planeta.

Outro ponto alto foi a presença dos coordenadores pedagógicos, que representaram cerca de 15% dos participantes. Com seu papel de multiplicadores do saber, eles ampliarão ainda mais o alcance das formações dentro das escolas.