Notícias

Albaugh reforça seu papel no Sistema Campo Limpo e celebra os avanços da logística reversa no agro brasileiro

Com foco em inovação, tecnologia e responsabilidade ambiental, companhia fortalece sua cadeia de suprimentos, amplia a proximidade com os clientes e contribui ativamente para a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Eficiência, sustentabilidade e responsabilidade compartilhada são pilares da estratégia da Albaugh Brasil. Confira a entrevista exclusiva de Marcelo Pace, Diretor de Supply Chain, ao Portal do Sistema Campo Limpo. O executivo destaca os investimentos em pessoas, processos e tecnologia, além da otimização de cargas e rotas, que reduzem emissões e aumentam a competitividade. Empresa também reforça sua participação no Sistema Campo Limpo, promovendo conscientização ambiental e assegurando a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país.

1. A Albaugh Brasil tem investido fortemente em eficiência logística nos últimos anos. Quais iniciativas recentes você destacaria como mais estratégicas nesse processo de transformação?

Nos últimos anos, a Albaugh Brasil tem direcionado investimentos estratégicos e significativos para aprimorar nossa eficiência logística, consolidando nosso compromisso inegociável com a satisfação do cliente e a sustentabilidade. Para nós, a logística vai além do transporte; ela é a garantia de que nossos produtos chegam ao agricultor no tempo certo, com a qualidade esperada, contribuindo diretamente para o sucesso de suas safras.

Nossa abordagem estratégica se baseia em três pilares interligados: Pessoas, Processos e Investimentos em Tecnologia. Temos uma equipe altamente qualificada e engajada, formada por profissionais dedicados que revisitam continuamente nossos processos, buscando otimizar fluxos em toda a cadeia para garantir agilidade, transparência e maior controle. Priorizamos a excelência operacional para melhorar cada ponto de contato com o cliente e aprimorar a performance geral. Além disso, a Albaugh investe em sistemas de última geração que nos permitem uma gestão logística robusta e integrada.

Essas soluções nos possibilitam, por exemplo, monitorar a performance e a gestão de todas as nossas operações, garantindo visibilidade e atendimento de excelência ao cliente. Também conseguimos consolidar cargas e roteirizar de forma inteligente, otimizando o transporte e reduzindo o tempo de entrega, e garantimos escalabilidade e alta performance em toda a cadeia, com um sistema de integração global que nos permite agir de forma eficiente em qualquer parte do país.

Complementarmente, com cobertura nacional, temos expandido nossa rede de armazéns para estar mais próximos dos clientes e atender com ainda mais rapidez. Contamos também com a parceria de empresas líderes em transporte na área logística, reforçando nossa capacidade de entrega. Por fim, nossa atuação no Sistema Campo Limpo é parte essencial da experiência responsável que oferecemos aos nossos clientes.

2. Como a otimização de cargas e rotas têm contribuído para tornar as operações da Albaugh mais sustentáveis e com menor impacto ambiental?

A otimização de cargas e rotas, aliada à inteligência dos nossos sistemas avançados, são pilares fundamentais para a sustentabilidade de nossas operações. Ao nos oferecerem uma visão holística e em tempo real de toda a cadeia logística, essas ferramentas nos permitem monitorar e ajustar continuamente o planejamento de cargas e as rotas. Esse ajuste dinâmico resulta em um impacto ambiental significativamente reduzido, com mais quilogramas transportados por veículo e rodando a menor quilometragem possível.

A essência da contribuição reside em nossa capacidade de minimizar o consumo de recursos naturais e reduzir a pegada de carbono. Cada otimização de rota, cada carga completa e cada planejamento inteligente que nossos sistemas habilitam, significam menos quilômetros rodados, menos combustível queimado e, consequentemente, uma menor emissão de gases de efeito estufa. Essa é a base da nossa estratégia de sustentabilidade: as iniciativas são complementares e visam a melhoria da performance somada à redução da pegada de carbono. Nosso foco em eficiência também nos permite identificar e implementar processos que reduzem o desperdício em toda a cadeia, oferecendo serviços confiáveis e ambientalmente responsáveis aos nossos clientes.

3. Esses avanços tecnológicos também trazem impactos positivos em termos de segurança, rastreabilidade e agilidade. Que resultados vocês já conseguem mensurar até aqui?

Os resultados desses avanços tecnológicos são notáveis e mensuráveis em diversas frentes críticas para o nosso negócio e, principalmente, para a satisfação dos nossos clientes. Nossas equipes, apoiadas por sistemas robustos, atuam com maior eficácia e precisão.

Em termos de segurança, a visibilidade aprimorada das operações, garantida pelos nossos sistemas integrados, permite uma ação rápida e assertiva da equipe no eventual caso de um incidente. Isso significa mais segurança para nossos produtos, para nossos parceiros e clientes, e para a comunidade.


A rastreabilidade foi aprimorada de forma exponencial. Com a integração de dados proporcionada pelos nossos sistemas de gestão, temos a capacidade de acompanhar cada etapa do trajeto dos nossos produtos, desde a saída da fábrica e/ou armazém até a entrega final ao cliente. Essa rastreabilidade ponta a ponta assegura que os produtos cheguem aos clientes de forma segura e no prazo estipulado, gerando maior confiança e transparência. Para o cliente, é a certeza de que a informação sobre seu pedido está sempre disponível.

Quanto à agilidade, a otimização dos processos e a capacidade de tomar decisões rápidas, habilitadas pelas informações em tempo real que nossos sistemas oferecem, resultaram em um aumento significativo da nossa capacidade de resposta. A equipe de logística pode responder rapidamente a cenários dinâmicos, garantir que nossos produtos cheguem ao destino com a máxima eficiência e, fundamentalmente, entregar uma experiência logística mais fluida e previsível para nossos clientes.

4. A logística reversa é um elo importante da cadeia de suprimentos da Albaugh. Como a empresa tem atuado dentro do Sistema Campo Limpo para garantir o retorno adequado das embalagens vazias?

A logística reversa é um elo fundamental e intrínseco à nossa cadeia de suprimentos na Albaugh. Temos o orgulho de participar ativamente do Sistema Campo Limpo, que é, sem dúvida, referência mundial em economia circular e um exemplo prático de responsabilidade compartilhada.

Nossa atuação dentro do Sistema Campo Limpo é multifacetada e visa facilitar a vida do agricultor e do distribuidor. Estamos engajados na orientação aos agricultores sobre o uso correto dos defensivos e a importância da destinação correta das embalagens. Divulgamos essas boas práticas através de workshops realizados pela própria empresa ou em parceria com os canais de distribuição parceiros. Os materiais disponibilizados pelo Sistema Campo Limpo, tais como folders e vídeos, são utilizados nessas ocasiões e promovem um conteúdo educativo de grande relevância.

Adicionalmente, expandimos significativamente o alcance das mensagens educativas por meio de nossas plataformas digitais. Nelas, disponibilizamos informações detalhadas e articulamos conteúdos que são disponibilizados pelo Sistema. Essa abordagem integrada garante que os agricultores tenham acesso fácil e rápido a todas as orientações necessárias para cumprir as melhores práticas de logística reversa, reforçando nossa ativa parceria na construção de um ciclo produtivo mais sustentável e eficiente para toda a cadeia.

5. O Sistema Campo Limpo é referência mundial em logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Para a Albaugh qual a importância de fazer parte desse Sistema?

Fazer parte do Sistema Campo Limpo é mais do que o simples cumprimento de uma obrigação; para a Albaugh, é uma questão de princípio e um reforço tangível do nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Este programa não é apenas um modelo de sucesso, mas um exemplo prático de responsabilidade compartilhada entre todos os elos que envolvem a comercialização de defensivos.

Podemos dizer que a importância para a Albaugh reside em vários aspectos. Primeiramente, reforça nosso posicionamento como uma empresa que não apenas produz, mas se preocupa com o ciclo de vida completo de seus produtos. Ao integrar o Sistema Campo Limpo, contribuímos para fortalecer uma infraestrutura robusta de logística reversa no Brasil, que serve de exemplo global e nos permite alinhar nossas operações com as melhores práticas de economia circular e responsabilidade socioambiental. Acima de tudo, essa participação se traduz em confiança para o nosso cliente, que sabe que o ciclo do produto se encerra de forma correta e segura.

6. Na última semana comemoramos o Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado anualmente, em todo território nacional, no dia 18 de agosto. A data é um momento para celebrar os resultados e a união dos elos da cadeia agrícola. A Albaugh participa de alguma ação nesta data?

Sim, definitivamente! O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado anualmente em 18 de agosto, é uma data de grande relevância para a Albaugh. É um momento de celebração dos resultados coletivos e da união dos diversos elos da cadeia agrícola, e a Albaugh participa ativamente dessa data.

Nossa participação se manifesta por meio da promoção de ações de conscientização e educação ambiental. Aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância da logística reversa, do descarte correto das embalagens e do papel de cada um nesse processo. São eventos, palestras e campanhas que visam engajar agricultores, distribuidores e a comunidade em geral, destacando os benefícios do Sistema Campo Limpo e incentivando a continuidade das boas práticas.

7. Os avanços da Albaugh em supply chain estão alinhados com os princípios da economia circular. Como a empresa avalia esse papel dentro do agro brasileiro?

Os avanços da Albaugh em supply chain estão intrinsecamente alinhados com os princípios da economia circular, e avaliamos nosso papel dentro do agro brasileiro como fundamental. Ao integrar ativamente práticas de logística reversa e reciclagem, não estamos apenas cumprindo com regulamentações, mas estamos contribuindo de forma proativa para um ciclo produtivo mais eficiente, gerando progresso sustentável ao agronegócio.

Enxergamos o agronegócio como um motor para a inovação e a sustentabilidade. Nosso papel é demonstrar que é possível e vantajoso operar de forma circular, transformando o que antes era considerado resíduo em valor. A Albaugh se posiciona como um agente de mudança, influenciando positivamente toda a cadeia e incentivando a adoção de boas práticas por outros atores do setor. Contribuímos para um agronegócio mais resiliente, com menor impacto ambiental e com um futuro mais promissor para as próximas gerações e, consequentemente, para nossos clientes.

8. Sustentabilidade e competitividade podem caminhar de maneira conjunta? Como equilibrar a busca por eficiência com o compromisso ambiental nas decisões logísticas?

Absolutamente! Acreditamos firmemente que sustentabilidade e competitividade não apenas podem, mas devem caminhar juntas. Elas não são conceitos opostos, mas sim complementares e mutuamente fortalecedoras. O desafio e, ao mesmo tempo, a oportunidade, reside em como equilibrar a busca incessante por eficiência com o compromisso ambiental em todas as nossas decisões logísticas.

A Albaugh aborda esse equilíbrio adotando uma visão de longo prazo e investindo em nossas Pessoas, Processos otimizados e em Tecnologias de ponta que geram valor em ambas as frentes. Por exemplo, a otimização de rotas e o planejamento integrado de nossa cadeia de suprimentos, possibilitados por nossos sistemas avançados, não só reduzem a pegada de carbono, mas também diminuem os custos de combustível e otimizam os tempos de entrega, tornando-nos mais eficientes e competitivos para o mercado. Isso reflete a nossa agenda ESG, onde as iniciativas são complementares e visam melhoria de performance somada à redução de pegada de carbono. 

Em essência, investir em práticas sustentáveis nos permite oferecer produtos de alta qualidade e mais competitivos, ao mesmo tempo em que entregamos serviços confiáveis para atender às expectativas de um mercado cada vez mais consciente. É uma equação onde todos ganham: o meio ambiente, a empresa e, fundamentalmente, os nossos clientes, que se beneficiam de uma cadeia de suprimentos mais robusta e responsável.

9. Por fim, a assinatura do Sistema Campo Limpo é “Por um destino melhor”. O que essa mensagem representa para você, à frente da área de supply chain da Albaugh?

A assinatura do Sistema Campo Limpo, “Por um destino melhor”, ressoa profundamente comigo e com toda a equipe de supply chain da Albaugh. Ela traduz a essência do nosso trabalho no dia a dia. Representa um compromisso contínuo e inegociável com a sustentabilidade e a responsabilidade social em todas as nossas operações. Significa que cada decisão logística que tomamos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final e a logística reversa, é guiada pela visão de construir um futuro mais resiliente e responsável. É a convicção de que nossas ações hoje têm um impacto direto no “destino” do nosso planeta e das próximas gerações. É uma assinatura inspiradora, um lema que nos motiva ainda mais a aprimorarmos nossos serviços, a colaborar e atuar como um exemplo em prol de um agronegócio mais consciente e sustentável para o benefício de todos os elos da cadeia.

10. Espaço aberto para as considerações finais

Gostaria de reiterar que as iniciativas da Albaugh Brasil em eficiência logística sustentável refletem, acima de tudo, nosso compromisso com a confiabilidade e a satisfação do cliente. Nossa jornada é pautada por um investimento estratégico e contínuo no desenvolvimento de Pessoas qualificadas e engajadas, na otimização de Processos bem definidos e na adoção de sistemas de última geração. Tudo isso tem como objetivo primordial fazer a diferença que realmente importa para nossos clientes e para o meio ambiente.

 Estamos constantemente buscando maneiras de aprimorar nossas operações, seja através da expansão de nossa infraestrutura logística para reduzir prazos de entrega e estar ainda mais próximos dos clientes, ou fortalecendo nossa atuação em programas como o Sistema Campo Limpo. A sustentabilidade não é um custo, mas um investimento que gera valor, impulsiona a competitividade e nos posiciona como um dos líderes no setor de defensivos, consciente e responsável. É a nossa maneira de construir uma parceria duradoura e de sucesso com cada um dos nossos clientes, utilizando empresas líderes em transporte e tecnologias que garantem escalabilidade e performance global.

Agradeço a vocês por essa oportunidade de compartilhar um pouco mais sobre o trabalho da Albaugh e a nossa participação no Sistema Campo Limpo.