Notícias

5 perguntas que poderiam surgir das crianças se estudassem sobre o Sistema Campo Limpo e a logística reversa das embalagens vazias? (e que todo adulto também deveria saber)

Crianças têm a capacidade de transformar temas complexos em perguntas simples e diretas. Inspirados nessa curiosidade, reunimos cinco questões que poderiam surgir e que todo adulto também deveria saber responder sobre educação ambiental e logística reversa.

Antes de responder às perguntas, vale conhecer melhor o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo e o Concurso de Desenho e Redação, que unem educação ambiental, criatividade e sustentabilidade em todo o Brasil.

O que é o PEA Campo Limpo?

Criado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo tem como missão apoiar escolas no ensino de temas ambientais, conectando-se com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Voltado para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, o PEA Campo Limpo promove a reflexão sobre responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos, consumo consciente, reciclagem e destinação ambientalmente adequada destes resíduos. Desde a sua criação, o PEA Campo Limpo já alcançou mais de 2,8 milhões de alunos em todo o país.

Além disso, o programa busca estimular mudanças de atitude e o protagonismo dos estudantes, incentivando práticas de consumo consciente que contribuam para reduzir, reutilizar, e reciclar e resíduos, além de dispor adequadamente rejeitos.

O programa distribui kits educacionais a escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país, com caderno do professor, pôsteres temáticos, jogos colaborativos e materiais de apoio para sala de aula. Só em 2024, foram mais de 3.200 escolas participantes, em 378 municípios, beneficiando cerca de 294 mil alunos e 16 mil educadores.

Em 2025, foram entregues 8 mil kits e o tema central Mudanças Climáticas, sempre em conexão com a gestão de resíduos sólidos e a sustentabilidade. Os materiais contam com QR Codes que levam a conteúdos virtuais extras, e o portal do PEA Campo Limpo oferece ainda o Espaço do Educador, com planos de aula, atividades e vídeos de apoio aos professores.

O Concurso de Desenho e Redação

Educação Ambiental

Uma das iniciativas mais aguardadas do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo é o Concurso de Desenho e Redação, que mobiliza alunos e professores de diferentes regiões desde 2010. Em 2025, os trabalhos refletiram sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e o papel de cada pessoa cidadã na construção de um futuro mais equilibrado.

A produção inventiva dos estudantes é um retrato inspirador da nova geração, que traz para o presente a consciência de cuidar do planeta.

As perguntas que poderiam vir das crianças e as respostas para todos nós

Embora as crianças não aprendam diretamente sobre a logística reversa das embalagens vazias, o PEA Campo Limpo desperta nelas a curiosidade sobre temas como gestão de resíduos, consumo consciente e responsabilidade ambiental. Inspirados nesse olhar, reunimos cinco perguntas que poderiam surgir em sala de aula e que todo adulto também deveria saber responder.

1. Para onde vão as embalagens vazias depois que meu familiar agricultor entregou na unidade de recebimento?

Elas passam por triagem nas unidades do Sistema Campo Limpo. A maior parte segue para reciclagem, virando novos itens, como embalagens, tampas e tubos. O que não pode ser reciclado é destinado de forma ambientalmente correta, para a incineração em empresas homologadas.

2. De que forma isso ajuda o meio ambiente?

A devolução das embalagens garante que elas tenham uma destinação correta, contribuindo para a conservação do solo e da água. Além disso, quando são recicladas, diminui-se a necessidade de extrair novos recursos da natureza, fortalecendo a economia circular.

3. E se alguém jogar a embalagem vazia de defensivo no lixo comum?

Esse é um grande risco e é ilegal. A devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas além de ser uma boa prática é uma obrigação prevista na Lei Federal nº 14.785/23 e no Decreto Federal nº 4.074/02.Quem descarta de forma incorreta pode causar sérios danos ao meio ambiente, colocando em risco a saúde de pessoas e animais, além de estar sujeito a penalidades.

4. Quem garante que tudo funciona direito?

O Sistema Campo Limpo é um modelo de responsabilidade compartilhada: agricultores devolvem as embalagens no período de até 12 meses após a compra, canais de distribuição direcionam o local de entrega presente na nota fiscal, a indústria financia a logística do Sistema e a destinação, e o poder público fiscaliza todo processo.

5. Dá mesmo para transformar “lixo” em coisa nova?

Sim! Esse é um dos grandes resultados do Sistema Campo Limpo. Hoje, já existem 38 artefatos homologados pelo inpEV, fabricados com o plástico reciclado das embalagens, entre eles tubos de irrigação, conduítes elétricos, tampas plásticas, novas embalagens de defensivos agrícolas e outros produtos que voltam para o mercado de forma segura e sustentável.

A inspiração das novas gerações

Assim como o Concurso de Desenho e Redação do PEA Campo Limpo 2025, essas perguntas fictícias mostram como o olhar infantil pode nos ajudar a refletir sobre sustentabilidade e responsabilidade.

Ao transformar curiosidade em aprendizado, o Sistema Campo Limpo reforça sua missão: “Juntos por um destino melhor”.