7 curiosidades sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O DNCL celebra conquistas ambientais e reforça a importância da responsabilidade compartilhada para a sustentabilidade no campo.

No dia 18 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), data que destaca a união dos elos da cadeia agrícola em prol da sustentabilidade. Confira algumas curiosidades que mostram a importância e o impacto dessa iniciativa:
1. Uma data oficial no calendário nacional
Instituído pela Lei Federal nº 11.657, de 16 de abril de 2008, o DNCL é uma data oficial que reconhece o esforço conjunto de agricultores, indústria, canais de distribuiçao e poder público na destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Além disso, o DNCL também está instituído no calendário regional de várias cidades, impulsionando ações de conscientização ambiental a partir da realidade local.

Ação do DNCL 2024 em Nova Mutum – MT
2. Mais de 800 mil toneladas de embalagens destinadas corretamente
Desde 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de forma ambientalmente correta, consolidando o Brasil como referência mundial em logística reversa no setor agrícola. Isso é motivo de comemorar!
3. Quem move tudo isso são pessoas engajadas
Para cada etapa do processo de logística reversa das embalagens vazias, estão agricultores, técnicos, recicladoras, educadores, estudantes, cooperativas, fiscais e distribuidores. Em 2025, a campanha do DNCL valoriza esses participantes: os protagonistas de um agro mais responsável.

Agricultores Homenageados no DNCL 2024 em Rosário – BA
4. Transformando resíduos em novos produtos
O índice de reciclagem das embalagens vazias que são transformadas é de 95%. O trabalho é feito por meio de 10 recicladoras parceiras do Sistema Campo Limpo, que transformam as embalagens vazias que retornam à cadeia produtiva como matéria-prima para novos produtos, como conduítes, tubos de esgoto e outros artefatos, reduzindo a extração de recursos naturais e promovendo a economia circular. No total, são 38 artefatos homologados.
5. Participação ativa das comunidades
O DNCL é celebrado em mais de 100 cidades brasileiras, com ações que envolvem agricultores, revendas e cooperativas, recicladoras, educadores, estudantes e autoridades locais, promovendo a conscientização ambiental e o engajamento comunitário.

Ação DNCL 2024 em Formosa – GO
6. Reconhecimento internacional
O Sistema Campo Limpo é considerado um dos programas de logística reversa mais eficientes do mundo, servindo de modelo para outros países na gestão de resíduos sólidos e na promoção da sustentabilidade no campo.
7. “Por um destino melhor”: um compromisso coletivo
A nova assinatura do Sistema Campo Limpo, adotada em 2025, simboliza o compromisso contínuo com a responsabilidade socioambiental e a construção de um futuro mais sustentável para todos os envolvidos na cadeia agrícola.
O Dia Nacional do Campo Limpo é uma oportunidade para celebrar sobre as conquistas alcançadas na busca por um agronegócio cada vez mais sustentável, contribuindo para um destino melhor para todos.
Celebre você também o #DNCL2025! Para saber mais, siga o perfil @sistemacampolimpo nas mídias sociais.