m operação desde 2002, o Sistema Campo Limpo é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias ou com sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, referência mundial em logística reversa e exemplo de economia circular. Sua atuação é regulamentada pela Lei Federal nº 14.785/20231 e pelo Decreto Federal nº 4.074/2002, que estabelecem os papéis e responsabilidades
de cada elo da cadeia agrícola na destinação ambientalmente correta das embalagens. São eles: indústria fabricante, canal de distribuição (associações de revendas e cooperativas), agricultores e poder público.

Representando a indústria fabricante, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) foi criado em dezembro de 2001 para ser a entidade gestora do Sistema. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, sediada em São Paulo (SP) e que, em dezembro de 2023, contava com 195 empresas e dez entidades representativas dos diferentes elos da cadeia em seu quadro de associados.

1. A Lei Federal nº 14.785/2023 foi promulgada em 28 de dezembro de 2023. Até então, o Sistema Campo Limpo era regido pela Lei Federal nº 7.802/1989.

O inpEV pauta sua atuação nas diretrizes explicitadas em sua missão, visão e valores:

MISSÃO

Contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, com uma gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de logística reversa de resíduos sólidos, com comprometimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

VISÃO

Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na logística reversa de embalagens vazias de produtos fitossanitários e na área de resíduos sólidos agrícolas, sendo uma referência na prestação de serviços e tornando o Sistema Campo Limpo autossustentável.

VALORES

Atitude integradora: é a característica de liderança do Instituto, a valorização do trabalho em equipe, a integração dos elos da cadeia e a disseminação do conhecimento.

Inovação: é dinamismo, empreendedorismo, criatividade e superação de desafios que posicionam o inpEV como referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Integridade: é ter o comportamento pautado pela ética, respeito às diferenças, transparência em todas as ações realizadas e veracidade das informações.

Responsabilidade socioambiental: é a razão de ser do Instituto, que atua como gestor do Sistema Campo Limpo.

Segurança: é o zelo pelo bem-estar e integridade física de nossos colaboradores e de todos os envolvidos no Sistema Campo Limpo, bem como a proteção de informações e do patrimônio.

GOVERNANÇA E GESTÃO
 GRI 2-9, 2-10 

A mais alta instância de governança do inpEV é a Assembleia Geral, formada pelos associados, que se reúne duas vezes ao ano para aprovar a estratégia do Instituto e o seu desempenho financeiro, operacional e socioambiental.

O Conselho Diretor é constituído por representantes de cinco empresas associadas contribuintes e das entidades associadas, além do diretor-presidente do Instituto. As empresas associadas são eleitas durante a Assembleia Geral e exercem mandatos de dois anos, com possibilidade de uma reeleição consecutiva. Após deliberação coletiva, é definido um integrante do órgão para atuar como seu presidente durante o mandato em questão.

Ao Conselho Diretor cabe assegurar que o estatuto social e as leis pertinentes sejam cumpridas, zelar pelo patrimônio do inpEV, contribuir para o fortalecimento das relações entre os elos da cadeia e apoiar a Diretoria Executiva nas tomadas de decisão. Em 2023, alguns membros do conselho colaboraram com a construção do planejamento estratégico do Instituto para o período 2024-2028. Com o apoio de uma consultoria especializada, todos os conselheiros participaram de um treinamento em 2023 sobre boas práticas de governança.

O Conselho Fiscal é composto por representantes de três empresas associadas, que também cumprem mandatos de dois anos, com uma reeleição consecutiva permitida. Uma das atribuições do órgão é avaliar as demonstrações financeiras do inpEV, prezando por sua aderência às normas brasileiras de contabilidade.

O diretor-presidente é nomeado pelo Conselho Diretor e não mantém vínculo com nenhuma empresa associada para evitar conflitos de interesse. Responsável por colocar em prática as diretrizes estratégicas, o executivo conta com o apoio das gerências de Operações; Logística, Destinação Final e Desenvolvimento Tecnológico; Sustentabilidade; Administrativo-financeira; Jurídica; Suprimentos; e de Tecnologia da Informação. Fortalecendo o modelo de gestão, no início de 2024 as áreas de Recursos Humanos, Relações Institucionais e Projetos, antes vinculadas a outras gerências, passaram a responder diretamente ao diretor-presidente.

O inpEV ainda mantém ativo seis grupos temáticos de assessoramento, dos quais participam representantes do Instituto e especialistas externos

Integridade
  GRI 2-27 

O Código de Conduta do inpEV contém as diretrizes de integridade que devem pautar todos os colaboradores no ambiente de trabalho e no relacionamento com os demais stakeholders (empresas associadas, parceiros, fornecedores, comunidades do entorno, órgãos reguladores e governamentais). O documento inclui as políticas Anticorrupção e Concorrencial.

O Instituto possui, ainda, um Código de Conduta específico para os fornecedores. Tanto ele quanto a Política de Compras explicitam o total repúdio do inpEV a violações de direitos humanos, incluindo casos de trabalho infantil e análogo ao escravo.

Assim como em anos anteriores, não foi registrado nenhum caso de não conformidade com leis e regulamentos.

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

Conselho Diretor

Empresas associadas

Basf

CTVA

Iharabrás

Sumitomo

Syngenta

Entidades associadas

Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)
Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo)
Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda)
Associação Nacional dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários (Andav)
Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas (APPS)
Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja)
Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
CropLife Brasil
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg)

Conselho Fiscal

Empresas associadas

Albaugh

Bequisa

Ouro Fino

SUSTENTABILIDADE COMO COMPROMISSO

A sustentabilidade está na essência do Sistema Campo Limpo e permeia a atuação do inpEV desde o início. O Instituto não apenas garante a efetividade do processo de recebimento e destinação das embalagens de defensivos agrícolas e a minimização dos impactos ambientais relacionados, como trabalha para gerar valor à sociedade, especialmente por meio da educação ambiental, e para manter uma operação cada vez mais ecoeficiente.

Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, o Instituto se tornou signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, comprometendo-se a cumprir e disseminar os dez princípios do pacto ligados aos direitos humanos e trabalhistas, à proteção do meio ambiente e ao combate à corrupção e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Desde então, o Pacto Global e os ODS são reforçados nas campanhas de comunicação e nos eventos e fóruns de que o inpEV participa, alcançando os colaboradores, todos os elos da cadeia agrícola e demais stakeholders. O inpEV também participa do Movimento Conexão Circular da Rede Brasil do Pacto Global.

Estratégia de sustentabilidade
 GRI 2-29, 3-1, 3-2 

A estratégia de sustentabilidade do inpEV se concentra em oito temas materiais, identificados em 2017, quando o Insituto realizou seu último processo de materialidade, que incluiu entrevistas e consultas online com gestores, colaboradores e associados. Os temas são:

1. Expansão das operações
2. Logística
3. Inovação e tecnologia
4. Ecoeficiência operacional
5. Desenvolvimento humano
6. Educação e conscientização
7. Diálogo e cooperação multistakeholder
8. Viabilidade econômica

A gestão e os principais resultados do ano em cada tema são apresentados nos próximos capítulos. No quadro a seguir, estão reunidos os principais impactos – positivos, negativos, reais e potenciais – de cada tema e como acontece o envolvimento do inpEV.

Os ODS para os quais a existência do Sistema Campo Limpo e o
trabalho do inpEV mais contribuem são:

Temas materiais
 GRI 3-3 

Impactos positivos, negativos, reais e potenciais ligados ao tema

Envolvimento direto do inpEV1

Expansão das operações

Ampliação da cobertura do Sistema

Atendimento à demanda do setor

Desafios inerentes ao crescimento
(ex.: estrutura, conhecimento interno, complexidade da gestão)

Logística reversa das embalagens

Logística

Eficiência e segurança no
transporte dos materiais

Consumo de combustíveis fósseis

Transporte dos materiais entre as centrais e a destinação fina

Inovação e tecnologia

Novas possibilidades de fortalecimento da economia circular

Ganhos de eficiência em gestão

Aperfeiçoamento contínuo e pesquisa de novas soluções

Ecoeficiência operacional

Redução dos impactos ambientais

Gestão do consumo de água e de energia e da geração de resíduos na operação; impactos positivos do próprio Sistema

Desenvolvimento humano

Crescimento profissional

Engajamento interno e alinhamento estratégico

Geração e retenção de conhecimento

Gestão de pessoas

Educação e conscientização

Engajamento da sociedade

Fortalecimento da cultura do cuidado ambiental

Aumento da visibilidade do Sistema

Educação ambiental, Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), redes sociais

Diálogo e cooperação multistakeholder

Estreitamento dos laços entre os elos da cadeia

Engajamento da sociedade

Ações de educação e conscientização; participação em fóruns setoriais; articulação da cadeia

Viabilidade econômica

Sustentabilidade do Sistema e continuidade de seus impactos positivos

Gestão financeira; busca de fontes de financiamento

1. Os impactos identificados se concentram nas atividades realizadas diretamente pelo Instituto, ainda que tenham repercussão indireta na cadeia de valor.