GOVERNANÇA E GESTÃO
GRI 2-9, 2-10
A mais alta instância de governança do inpEV é a Assembleia Geral, formada pelos associados, que se reúne duas vezes ao ano para aprovar a estratégia do Instituto e o seu desempenho financeiro, operacional e socioambiental.
O Conselho Diretor é constituído por representantes de cinco empresas associadas contribuintes e das entidades associadas, além do diretor-presidente do Instituto. As empresas associadas são eleitas durante a Assembleia Geral e exercem mandatos de dois anos, com possibilidade de uma reeleição consecutiva. Após deliberação coletiva, é definido um integrante do órgão para atuar como seu presidente durante o mandato em questão.
Ao Conselho Diretor cabe assegurar que o estatuto social e as leis pertinentes sejam cumpridas, zelar pelo patrimônio do inpEV, contribuir para o fortalecimento das relações entre os elos da cadeia e apoiar a Diretoria Executiva nas tomadas de decisão. Em 2023, alguns membros do conselho colaboraram com a construção do planejamento estratégico do Instituto para o período 2024-2028. Com o apoio de uma consultoria especializada, todos os conselheiros participaram de um treinamento em 2023 sobre boas práticas de governança.
O Conselho Fiscal é composto por representantes de três empresas associadas, que também cumprem mandatos de dois anos, com uma reeleição consecutiva permitida. Uma das atribuições do órgão é avaliar as demonstrações financeiras do inpEV, prezando por sua aderência às normas brasileiras de contabilidade.
O diretor-presidente é nomeado pelo Conselho Diretor e não mantém vínculo com nenhuma empresa associada para evitar conflitos de interesse. Responsável por colocar em prática as diretrizes estratégicas, o executivo conta com o apoio das gerências de Operações; Logística, Destinação Final e Desenvolvimento Tecnológico; Sustentabilidade; Administrativo-financeira; Jurídica; Suprimentos; e de Tecnologia da Informação. Fortalecendo o modelo de gestão, no início de 2024 as áreas de Recursos Humanos, Relações Institucionais e Projetos, antes vinculadas a outras gerências, passaram a responder diretamente ao diretor-presidente.
O inpEV ainda mantém ativo seis grupos temáticos de assessoramento, dos quais participam representantes do Instituto e especialistas externos