Mensagem do
diretor-presidente

Marcelo Okamura Diretor-presidente do inpEV

robustez e a efetividade do Sistema Campo Limpo e a sua importância para a agricultura brasileira foram comprovadas mais uma vez em 2023. Seguimos acompanhando a expansão do agro, concluindo as obras de quatro novas centrais de recebimento nos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Sul, que entraram em operação em janeiro e fevereiro de 2024, além de inaugurarmos quatro postos em Minas Gerais e no Pará.

A operação com excelência do Sistema foi imprescindível para recebermos um volume de embalagens pós-consumo 10% superior ao registrado em 2022 e destinarmos de maneira ambientalmente correta 53,2 mil toneladas, ultrapassando a marca de 750 mil toneladas destinadas desde 2002.

Com o resultado, cumprimos a meta de destinação inicialmente estabelecida para o período, mesmo enfrentando desafios logísticos, como a necessidade de viabilizar novas rotas para atender às unidades recém-inauguradas e o aumento dos custos.

Também demos continuidade ao Programa de Gestão Integrada de Centrais, assumindo o gerenciamento das unidades de Bebedouro e Catanduva (SP), Formosa (GO), Mojuí dos Campos (PA) e Sorriso (MT). Além de permitir ao canal de distribuição focar em sua atividade principal, o programa reduz os custos para todos os elos da cadeia agrícola – a economia de recursos corresponde a R$ 12,5 milhões de 2019 a 2023 – e garante a padronização de procedimentos operacionais, de saúde e segurança, de qualidade e de compliance.

Em paralelo, continuamos apostando em nossa vocação inovadora para desenhar e testar novos processos capazes de aumentar o percentual de materiais destinados pelo Sistema que são reciclados e têm seu ciclo de vida estendido, potencializando a renda dos recicladores e os impactos positivos ao meio ambiente.

A responsabilidade socioambiental também seguiu como prioridade para o inpEV. Concluímos o primeiro inventário de gases de efeito estufa (GEE) do Sistema Campo Limpo, com base na metodologia internacional GHG Protocol e fomos reconhecidos com o selo Bronze do Programa Brasileiro GHG Protocol. Também inauguramos a segunda usina solar do Sistema, na central de Unaí (MG), que garante o abastecimento com energia limpa da própria unidade e de outras seis centrais do estado.

No pilar social, nossos mais de 400 colaboradores concluíram 19,6 mil horas de treinamento, muitas delas na plataforma da uninpEV, a universidade corporativa lançada no início de 2023. Para eles, também disponibilizamos benefícios adicionais e reformulamos o programa de saúde, com a incorporação de novos serviços.

Levamos, ainda, educação ambiental a 261 mil estudantes de 358 municípios e a milhares de professores por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. A conscientização ambiental também é parte da programação do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), data em que reunimos a indústria fabricante, o canal de distribuição, o poder público, os agricultores e os recicladores e incineradores parceiros para reforçar a integração e o engajamento, que são a chave do sucesso do Sistema. Na edição de 2023, impactamos mais de 60 mil pessoas.

Encerro esta mensagem destacando outro marco, a elaboração e a aprovação do planejamento estratégico do inpEV 2024-2028, que contou com a participação ativa do Conselho Diretor do Instituto. Com o apoio de todos os elos da cadeia agrícola, nos próximos cinco anos centraremos esforços para alavancar a nossa produtividade operacional e a nossa capacidade de inovar, buscando aprimorar a nossa contribuição para a sustentabilidade do agro brasileiro.

Boa leitura!