ara realizar a logística reversa das embalagens vazias e com sobras pós-consumo de defensivos agrícolas em todo o país, o Sistema Campo Limpo consolidou, ao longo dos seus mais de 20 anos, um modelo de gestão de excelência, com processos robustos e foco no aprimoramento contínuo.
O Sistema encerrou 2023 com 416 unidades de recebimento ativas, divididas entre 100 centrais e 316 postos. As centrais são unidades maiores, que recebem, separam e processam as embalagens para a sua posterior destinação aos recicladores e incineradores parceiros. Os postos, por sua vez, são unidades menores, que recebem e separam as embalagens e as enviam às centrais. Enquanto as primeiras podem ser geridas pelo inpEV ou pelo canal de distribuição, as segundas são exclusivamente gerenciadas pelo canal de distribuição.
O Sistema ainda organiza, anualmente, milhares de recebimentos itinerantes em locais mais distantes das unidades fixas, alcançando, especialmente, pequenos produtores.
Alta capilaridade
100
centrais e 316 postos
espalhados nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.
+ de 4,5 mil
recebimentos
itinerantes em 2023.

Programa de Gestão Integrada de Centrais
O inpEV encerrou 2023 com 64 centrais sob a sua gestão, cinco a mais do que em dezembro de 2022: além dos postos de Formosa e Mojuí dos Campos, que se tornaram centrais e passaram a ser administradas pelo inpEV, houve a migração das centrais de Sorriso (MT), Bebedouro e Catanduva (SP).
O Programa de Gestão Integrada de Centrais começou a ser implementado em 2019, após ser aprovado pelo Conselho Diretor, instância que conta com representantes de todos os elos da cadeia agrícola. Como os estudos prévios demonstravam, o programa vem trazendo ganhos de produtividade, segurança, qualidade e compliance nas unidades. Outro impacto positivo é a redução de custos para o Sistema como um todo e para o canal de distribuição.
Regularmente, a equipe gestora da área de Operações presta contas e apresenta os resultados do programa às associações e cooperativas que cederam a gestão das unidades ao inpEV.

Centrais gerenciadas pelo inpEV
Alagoas
Teotônio Vilela
Bahia
Placas
Bom Jesus da Lapa
Vitória da Conquista
Espírito Santo
Linhares
Goiás
Formosa1
Luziânia
Mineiros
Morrinhos
Quirinópolis
Vicentinópolis
Maranhão
Alto Parnaíba
Balsas
Mato Grosso
Mirassol D´Oeste
Rondonópolis
Sapezal
Querência
Sorriso1
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Chapadão do Sul
Maracaju
Naviraí
Ponta Porã
Rio Brilhante
São Gabriel do Oeste
Minas Gerais
Montes Claros
Patrocínio
Pouso Alegre
São Joaquim de Bicas
São Sebastião do Paraíso
Uberaba
Unaí
Pará
Mojuí dos Campos1
Paraná
Contenda
Cornélio Procópio
Guarapuava
Ponta Grossa
Francisco Beltrão
Campo Mourão
Maringá
Santa Terezinha de Itaipu
Umuarama
Piauí
Bom Jesus
Uruçuí
Rio Grande do Sul
Alegrete
Boa Vista do Incra
Dom Pedrito
Vacaria
Capão do Leão
São Luiz Gonzaga
Rio Grande do Norte
Mossoró
Roraima
Boa Vista
Rondônia
Cacoal
SANTA CATARINA
Aurora
Tangará
São Paulo
Araçatuba
Araraquara
Bebedouro1
Catanduva1
Ituverava
Paraguaçu Paulista
Taubaté
Guariba
São José do Rio Preto
1. Centrais que passaram para a gestão do inpEV em 2023.
Antes e depois da gestão integrada
Centrais sob gestão inpEV
6 centrais
20181
64 centrais
2023
Centrais sob gestão inpEV com ISO 9001.
Número de colaboradores nas centrais sob gestão do inpEV
20181
29
2023
350
Desde quando entrou em vigor, em 2019, o PROGRAMA GEROU:
R$ 12,5 milhões
de redução de custos para o Sistema.
32% de aumento
de produtividade2 nessas centrais.
1. Ano anterior à implementação do programa.
2. Capacidade de processamento de embalagens por operador.
Evolução contínua na operação
GRI 3-3
O objetivo do inpEV é aprimorar de forma contínua a eficiência, a qualidade e a segurança nas unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo.
Uma das boas práticas é a rastreabilidade, que, no mês de dezembro, estava implementada em 71 centrais versus 53 unidades em 2022. Os fardos com as embalagens compactadas recebem, durante a pesagem, um código datamatrix que contém diversas informações, como peso total, tipo e origem do material. Um equipamento específico faz a leitura do código e transmite seus dados para o Sistema de Informação das Centrais (SIC). Além de garantir o monitoramento dos fardos até o destino final, o sistema confere mais agilidade ao trabalho nas unidades e reduz a ocorrência de erros.
Além do SIC, há também o Sistema de Informação de Postos (SIP), que continuou em expansão e encerrou 2023 disponível em 184 postos de recebimento. Os dois sistemas são integrados.
Em 2023, o Instituto começou a desenvolver um projeto para aumentar ainda mais a produtividade e a excelência operacional nas centrais, que incluirá investimentos em equipamentos e a atualização de processos operacionais e de gestão.
Eficiência logística GRI 3-3
Reflexo da capilaridade cada vez maior do Sistema Campo Limpo e do volume de embalagens destinado no ano, o número de caminhões movimentados cresceu cerca de 10% em 2023. Para os trajetos entre as centrais e os parceiros, o inpEV seguiu utilizando o frete de retorno, em que o mesmo caminhão que entrega os defensivos agrícolas para revendas, cooperativas e agricultores faz a viagem de volta carregado de embalagens vazias. Além de custos mais competitivos, há redução do fluxo de caminhões nas rodovias e das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Uma das novidades foi a implementação de um novo formato de acomodação dos resíduos perigosos nos caminhões, em linha com todas as normas de segurança pertinentes, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão para o Sistema. O Instituto também começou a estudar a possibilidade de utilizar outros modais no futuro.
Todos os caminhões que chegam às centrais e postos precisam passar por um check list de segurança, com a conferência da documentação e das condições gerais dos veículos e dos motoristas. As equipes do inpEV também acompanham o carregamento das embalagens para garantir o cumprimento de todas as regras de segurança. Para os resíduos perigosos, o processo é ainda mais rígido.

Rede de fornecedores
GRI 2-6
O inpEV encerrou o ano com 2.282 parceiros comerciais, divididos entre:
28 diretos,
que incluem fornecedores de insumos, equipamentos produtivos e atividades logísticas; e
2.254 indiretos,
categoria que abrange as empresas que fornecem outras máquinas e equipamentos e serviços de tecnologia da informação e de comunicação e engajamento.
O Sistema movimentou
+ de 15,7 mil
caminhões em 2023.
11,8 mil
caminhões viajaram dos
postos para as centrais.
3,9 mil
caminhões se deslocaram das centrais para os recicladores e incineradores.
6,3 milhões
de quilômetros percorridos.
fluxo do sistema campo limpo
Atores da cadeia agrícola e suas responsabilidades no
Sistema Campo Limpo
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Desempenho do
Sistema
GRI 301-3, 306-2
A robustez do Sistema Campo Limpo assegurou, em 2023, o recebimento de um volume de embalagens cerca de 10% mais alto que no ano anterior. O total destinado no período também superou a meta inicial,
de 53,1 mil toneladas, e chegou a 53,2 mil toneladas.
A meta de destinação estabelecida para 2024 é de 58 mil toneladas.
Esse montante inclui as embalagens de plástico e metal, as tampas, as caixas de papelão usadas no transporte e também as embalagens danificadas que não podem ser comercializadas e as embalagens com sobras de produtos ou com produtos vencidos, em desuso ou que tiveram seu registro cancelado, mas não proibido. As embalagens danificadas ou com produtos são incineradas.
Vale destacar que, assim como nos anos anteriores, o inpEV cumpriu as metas de destinação e de abrangência geográfica previstas nos Termos de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos que mantém com os estados de São Paulo, Paraná e Ceará.
Desde 2002, o
Sistema Campo Limpo
garantiu a destinação de
754 mil toneladas
de embalagens.
Reciclagem
Incineração
Gestão de resíduos1 (t) GRI 306-3, 306-4, 306-5
Não perigosos
Perigosos
2021
2022
2023
2021
2022
2023
Geração
48.460,8
47.382,2
50.653,0
5.112,5
5.155,5
2.559,0
Reciclagem ou reutilização2
48.460,8
47.382,2
50.653,0
894,1
1.221,1
1.185,0
Incineração3
0,0
0,0
0,0
4.218,4
3.934,4
1.374,0
1. Todos os processos de destinação – reciclagem, preparação para reutilização e incineração – são realizados externamente, por parceiros especializados.
2. Resíduos não perigosos recuperados: aço, embalagens plásticas lavadas de polietileno coextrusado (Coex) e polietileno de alta densidade (Pead), papelão, tampas e alumínio proveniente de embalagens e grades do Intermediate Bulk Container (IBC). Resíduos perigosos recuperados: embalagens rígidas não lavadas e parcial das bombonas de reservatório IBC recicladas após processo de descontaminação.
3. Resíduos perigosos incinerados: embalagens de vidro, bombonas de reservatório IBC, hidróxido de alumínio e embalagens com sobras pós-consumo. Essas embalagens totalizaram 119 toneladas em 2021, 121 toneladas em 2022 e 116 toneladas em 2023.
EMBALAGENS DESTINADAS (t)
Por estado – 2023
12%
Paraná
6.411
10%
São Paulo
5.307
10%
Rio Grande do Sul
5.208
9%
Goiás
4.831
30%
Outros1
15.960
29%
Mato Grosso
15.495
TOTAL 53.212 t
1. Inclui 3.895 toneladas destinadas na Bahia, 3.836 t em Mato Grosso do Sul, 2.934 t em Minas Gerais, 1.227 t no Tocantins, 946 t no Maranhão e 3.122 t em outros estados.


Destinação de produtos ilegais GRI 2-6
Há vários anos, o inpEV coloca a estrutura do Sistema Campo Limpo para garantir a destinação ambientalmente adequada de defensivos agrícolas ilegais apreendidos no Brasil. Em 2023, o Instituto viabilizou a incineração de aproximadamente 400 toneladas de produtos contrabandeados e falsificados e suas embalagens.
O trabalho é fruto de uma força-tarefa que, além do inpEV, envolve o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Receita Federal, a Polícia Federal, a Polícia Civil de diversos estados, a CropLife e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).