Jornada do colaborador
GRI 404-1, 404-3
Todos aqueles que ingressam no inpEV (profissionais das centrais que passam para a gestão do Instituto ou profissionais recrutados no mercado) participam do programa de integração e acolhimento, focado em disseminar a cultura inpEV e que inclui um momento de boas-vindas com a liderança da área e com o diretor-presidente. Como parte do processo de integração, os novos colaboradores também realizam treinamentos sobre ética, segurança, sistemas de gestão e procedimentos operacionais, entre outros tópicos. Durante os primeiros meses, eles contam, ainda, com o suporte de um profissional mais experiente, que atua como seu padrinho.
Os colaboradores que estão há mais de seis meses em funções administrativas ou em posições de gestão (supervisão, coordenação e gerência) são avaliados no programa Avaliação de Desempenho e Contrato de Resultado (ADCR), composto de autoavaliação e avaliação do líder imediato. Em 2023, 30% da equipe participou do programa: 58% das mulheres e 22% dos homens. A diferença se deve ao fato de mais homens ocuparem cargos operacionais, não incluídos no ACDR. Os profissionais que atuam na operação são avaliados e reconhecidos financeiramente por sua performance.
Como resultado da avaliação de desempenho, são definidas as metas individuais de desempenho e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para cada profissional. O PDI mapeia os treinamentos que devem ser realizado pelo colaborador ao longo do ano. Há, ainda, capacitações periódicas estabelecidas na matriz de treinamentos, que reúne todas as formações (obrigatórias e recomendáveis) previstas para cada cargo do inpEV, tanto os administrativos quanto os operacionais. Para quem ocupa cargos de supervisão e acima, as formações são parte do Programa de Desenvolvimento da Liderança, conduzido em parceria com o Integrated Coaching Instituto (ICI).
Além dos treinamentos, outra forma de impulsionar a carreira dos colaboradores é o programa de recrutamento interno, que garante que todas as vagas abertas sejam primeiro divulgadas ao público interno. Apenas quando não há nenhum interessado ou os candidatos não preenchem os requisitos da vaga é que o inpEV faz a contratação no mercado.
O Instituto ainda oferece plano de previdência privada ao time administrativo, contribuindo para que o colaborador planeje a sua vida financeira futura. Em 2023, o programa foi remodelado, com mais opções de investimento e um novo critério de elegibilidade. A adesão agora é permitida a todos que completam três anos de casa. Anteriormente, era necessário estar há 10 anos no inpEV.