inpEV tem o compromisso legal de promover a educação ambiental dos agricultores, conscientizando-os sobre a importância de devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas e garantir a sua destinação ambientalmente adequada. Mas o Instituto vai além e realiza diversas ações que contribuem para aumentar a conscientização de membros das comunidades do entorno das unidades de recebimento, estudantes e outros stakeholders.

Por meio de sua estratégia de comunicação, o inpEV dissemina mensagens sobre logística reversa e economia circular para a sociedade como um todo. Em 2023, foi exibida uma reportagem sobre o Sistema Campo Limpo no Jornal Nacional, da TV Globo, com alcance projetado de 77 milhões de pessoas. O Jornal Hoje, da mesma emissora, produziu outras duas reportagens sobre o Sistema. Ao todo, mais de 550 matérias foram veiculadas na imprensa em 2023.

PEA Campo Limpo  GRI 413-1 

Desde 2009, o inpEV leva educação socioambiental a alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e a seus professores por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. Em 2023, explorando o tema da ecoeficiência, o programa alcançou 358 municípios, 15% a mais que no ano anterior. O número de escolas participantes e de estudantes impactados também cresceu 9% e 7%, respectivamente. Além das atividades previstas nos kits pedagógicos distribuídos para as escolas, os professores têm um conjunto de atividades complementares à disposição na plataforma digital do programa.

Na capital paulista, o inpEV ofereceu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o curso “Educação Ambiental Crítica: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – conceitos e práticas pedagógicas” para os docentes das 13 Diretorias Regionais de Ensino da cidade. A formação é dividida em atividades assíncronas e aulas ao vivo. No total, 390 professores se inscreveram e 320 (82%) concluíram a formação. A aprovação estava condicionada ao desenvolvimento de um plano de aula temático.

O Instituto mantém, ainda, o curso EAD “Educação Ambiental: teoria e prática pedagógica na gestão dos resíduos sólidos”, que pode ser feito por qualquer educador interessado.

Para colher feedbacks sobre a execução das atividades propostas pelo PEA e a receptividade dos alunos, o programa conta com o suporte de um grupo de professores de várias partes do país, que se reúne periodicamente.

O inpEV participou da elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo (SP), que será lançado em 2024. O Instituto seguirá fazendo parte do grupo de trabalho para acompanhar a implementação das ações.

Alunos no PEA

2021

195.257

2022

243.912

2023

261.136

O impacto do PEA

 

2021

2022

2023

Municípios

244

312

358

Escolas

2.105

2.620

2.861

Salas de aula

7.986

14.912

12.293

Dia Nacional do Campo Limpo
 GRI 413-1 

As celebrações do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), comemorado em 18 de agosto, mobilizaram 60 mil pessoas em 2023. Foi a 19ª edição do evento, que teve sua solenidade oficial realizada na sede de uma das recicladoras parceiras, localizada em Cuiabá (MT), reforçando a importância de todos os elos da cadeia para a efetividade do Sistema.

Ao todo,
98 centrais
e 16 postos,
em 114 cidades,
de 19 estados,
participaram do
DNCL 2023.

OLÍMPIO, MASCOTE DO SISTEMA CAMPO LIMPO, DURANTE ATIVIDADE DO DNCL.

OLÍMPIO, MASCOTE DO SISTEMA CAMPO LIMPO, DURANTE ATIVIDADE DO DNCL.

DNCL 2023
203
ações de reconhecimento de agricultores;

123
visitas de membros das comunidades vizinhas às unidades de recebimento no DNCL Portas Abertas; e

112
atividades de educação ambiental para universitários (DNCL Universitário) e crianças e jovens (DNCL na Escola).

Também houve o plantio de cerca de
40 mil
mudas de árvores, arrecadadas na edição anterior do evento.

Formação EAD

O inpEV mantém uma formação EAD sobre o Sistema Campo Limpo, que pode ser feita por qualquer pessoa. Em 2023, aproximadamente 1.300 pessoas concluíram o curso.

Merece destaque a boa prática adotada por algumas associadas do Instituto, que incluiu a formação como um dos treinamentos mandatórios para os profissionais
recém-contratados como representantes técnicos de vendas (RTVs) e que interagem com os agricultores.

Museu do Sistema Campo Limpo

No museu, é possível conhecer, em detalhes, os principais marcos do Sistema Campo Limpo e como acontece a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, desde a entrega pelos agricultores até sua transformação em novas embalagens e artefatos.

Localizado em Guariba (SP), cidade que recebeu a central de recebimento piloto ainda na década de 1990, o espaço está aberto para visitação com agendamento prévio no site do inpEV e, em 2023, recebeu 338 pessoas.

MARCELO OKAMURA, PRESIDENTE DO inpEV, COM O MINISTRO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DO BRASIL, CARLOS FÁVARO.

MARCELO OKAMURA, PRESIDENTE DO inpEV, COM O MINISTRO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DO BRASIL, CARLOS FÁVARO.

Outras iniciativas de conscientização

Em todos os eventos de que participa, o inpEV apresenta o Sistema Campo Limpo e reforça mensagens sobre logística reversa, economia circular e conservação ambiental. Em 2023, o Instituto marcou presença em 30 eventos, entre nacionais e internacionais, com destaque para o encontro realizado pela CampoLimpio, organização da Argentina com a qual o inpEV firmou uma cooperação técnica para transferência de tecnologia; o congresso da Rede Latino-americana do Ministério Público do Meio Ambiente, no Peru; e o Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente.

Como parceiro da Enactus, organização internacional que impulsiona o empreendedorismo social em jovens universitários, representantes do inpEV ministraram palestras a professores e estudantes durante o Encontro Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2023. O inpEV também foi membro da comissão julgadora que seleciona o melhor projeto desenvolvido no Brasil para concorrer à competição internacional da rede.

A conscientização ainda acontece por meio das divulgações no site institucional e nos perfis do Instituto nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Em 2023, o Instituto estreou
no Tik Tok.

Em 2023, as publicações alcançaram 15,5 milhões de pessoas no Instagram e 12 milhões no Facebook. Houve, em média, 51 mil acessos/mês ao site do inpEV.

MARCELO OKAMURA, PRESIDENTE DO inpEV, EM VISITA À FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA.

MARCELO OKAMURA, PRESIDENTE DO inpEV, EM VISITA À FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA.

Campanha de devolução legal de embalagens

Uma das campanhas de comunicação realizadas em 2023 chamou a atenção de agricultores e demais elos da cadeia agrícola para a importância de devolver as embalagens vazias às unidades oficiais do Sistema Campo Limpo. Nos últimos anos, vêm crescendo os episódios de desvios de embalagens e comércio irregular.

As mensagens de conscientização foram divulgadas em outdoors de diversas cidades brasileiras e via canais digitais. A campanha incluiu até um game interativo, no qual o usuário era convidado a capturar as embalagens vazias e dar a destinação adequada a elas e, ao final, era direcionado para o sistema de agendamento eletrônico no site do inpEV. A solução foi a vencedora de duas categorias da 21ª edição do IAC (Internet Advertising Competition) Awards, prêmio da Web Marketing Association (WMA).

Programa
Na Mão Certa

O inpEV também é signatário, desde 2007, do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, que é parte do Programa Na Mão Certa, iniciativa mantida pela Childhood Brasil.

O Instituto se mantém comprometido com a conscientização do time, motoristas parceiros e demais elos da cadeia agrícola sobre o tema.